fbpx
Área do Associado
Área do Associado

Notícias da ACEP

O que pode funcionar e de que forma

PEDREIRA EM QUARENTENA
Guia para o Comércio

O que pode funcionar e de que forma o trabalho deve acontecer?

Seguindo diretrizes traçadas pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Pedreira/SP editou em 26 de março de 2020 o Decreto Municipal nº 2844/2020, voltado à prevenção e enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19) em toda a cidade.
Entre as medidas estabelecidas estão período de quarentena e novas regras para atividade pública e comercial nos mais diversos setores.

Entenda, ponto a ponto, o que pode e como o trabalho deve acontecer neste momento.

Quem pode abrir com atendimento ao público?

Hospitais, clínicas de especialidades médicas e odontológicas, de exames, laboratórios e farmácias.

Supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues e distribuidoras de água, não sendo permitido o efetivo consumo dos alimentos e/ou bebidas no estabelecimento.

Lotação máxima das lojas

  • Médio e Grande Porte Entre 300 (trezentos) e 5.000 (cinco mil) metros quadrados Lotação máxima: 1 (uma) pessoa a cada 20 (vinte) metros quadrados, limitado ao número máximo de 8 (oito) pessoas no interior do estabelecimento por caixa em funcionamento.
    • Pequeno Porte

Lotação máxima: 1 (uma) pessoa a cada 20 (vinte) metros quadrados, limitado ao número máximo de 4 (quatro) pessoas no interior do estabelecimento por caixas em funcionamento.

    • Regra Geral

Respeitar no mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas nas filas internas e externas;
Autorizar a entrada de somente 1 (uma) pessoa por compra;
Estabelecer horário especial para atendimento da população idosa das 7h00 às 9h00, período em que o estabelecimento somente estará autorizado a funcionar com redução de 50% da lotação máxima.

As atividades das unidades lotéricas são consideradas essenciais e não serão suspensas durante a quarentena imposta no município de Pedreira, ficando as unidades lotéricas proibidas de receber apostas de qualquer natureza, sendo autorizadas somente a executar serviços de recebimentos de contas.

Desde que organize o espaço de modo a respeitar o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas na fila única interna e nas filas externas que se formarem, devendo efetuar marcações no solo do espaço dispo­nível aos clientes.

As atividades das instituições financeiras são consideradas essenciais e não serão suspensas durante a quarentena.

Para o desenvolvimento de suas atividades, ficam instituições obrigadas a organizar o espaço de modo a respeitar o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas na fila única interna e nas filas externas que se formarem, devendo efetuar marcações no solo do espaço disponível aos clientes.

Outros comércios e serviços podem trabalhar sem atendimento ao público ou com horário marcado?

SIM

Os estabelecimentos de comércio em geral, que estão autorizados a funcionar para atividades internas e entregas deli­very ou drive thru, desde que agende previamente, por telefone ou outro meio de comunicação, a retirada dos produtos no local do estabelecimento, vedado o atendimento em seu interior, respeitando o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas nas filas externas que se formarem.

Os prestadores de serviços, como funerárias, escritórios contábeis, cartórios, clínicas veterinárias, fisioterapia, pet shop, corretores em geral, representações, imobiliárias, agências de turismo, de publicidade e propaganda, despachantes, oficinas mecânicas em geral, funilarias, serralheiros, escritórios de profissionais liberais, lavanderias e congêneres, ficam autorizados a funcionar para atendimento individual e com hora marcada, vedado o funcionamento com portas abertas ao público em geral.

Os institutos de beleza, cabeleireiros e barbearias ficam autorizados a fazer atendimento individual com hora marcada, vedado o funcionamento com portas abertas ao público em geral.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Higienização das mãos e rosto com água e sabão, utilização de álcool em gel, uso de avental, luvas descartáveis e máscara, higienização e esterilização de todo material utilizado ao final de cada procedimento, principalmente dos equipamentos revestidos com metal

Recomenda-se às indústrias, comércios, prestadores de serviços e demais setores organizar as filas internas e externas de modo a manter espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas, disponibilizar álcool gel a todos os clientes em local visível e de fácil acesso, fazer uso de EPIs, quando necessário, organizar os funcionários e clientes a fim de evitar aglo­merações

É obrigatório em todos os casos

Afixação de cartazes em local de fácil visualização contendo orientações sobre distanciamento mínimo, limpeza e higienização das mãos e cuidados voltados a prevenção do contágio pelo Covid-19.

Oferta de álcool em gel 70% para higienização de clientes antes e depois das compras e do pagamento.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Notícias da ACEP

O Jantar da ACEP, realizado no último dia 23 foi um sucesso!

Tudo isso aconteceu graças ao apoio e a confiança dos patrocinadores e apoiadores, parceiros de verdade: Sicoob, Build Solutions, Alceu Dalto Junior – ADJ Contabilidade, Saúde Beneficência; Posto Shell Triunfo, Seicon, Sindicato do Comércio Varejista de Itapira.

leia mais