fbpx
Área do Associado
Área do Associado

Notícias da ACEP

Dicas de segurança ao usar o Whatsapp Pay

O WhatsApp, serviço de mensagens mais utilizado no País, acrescentou uma nova funcionalidade: transferência de dinheiro diretamente nas mensagens, chamado de WhatsApp Pay.

A não cobrança de taxas pelo serviço é um dos atrativos para usar o WhatsApp Pay. Entretanto, todas as transações precisam ter vinculado o cartão de débito ou pré-pago, que deve estar cadastrado no sistema de mensagens.

Infelizmente, mesmo com pouquíssimo tempo de lançamento, o WhatsApp Pay já virou um atrativo para golpistas e fraudadores. A facilidade em fazer transações financeiras tem elevado o número de celulares roubados ou furtados.

Mas você pode se proteger cuidando da segurança do seu aparelho e, também, ao fazer transações. Assim, evita perder dinheiro e ter enormes dores de cabeça.

Veja abaixo as dicas de como agir para se blindar de golpes.

Perdeu o celular?

Reative a conta do WhatsApp o mais rápido possível em caso de perda ou roubo do aparelho celular. Agindo assim, você vai desativar o WhatsApp Pay do smartphone que não está mais em seu poder. Se você não fizer isso, quem levou seu celular poderá usar seu WhatsApp para fraudes com a sua conta.

Tenha um PIN para transações financeiras

Faça uma senha numérica (também chamada de PIN) para usar o WhatsApp. O processo é feito com o sistema operacional do smartphone e usa a sua impressão digital já cadastrada.

Se seu telefone for roubado ou furtado e ele estiver com a tela desbloqueada, caso não tenha o PIN no WhatsApp, o ladrão poderá cadastrar uma nova digital e ter acesso ao WhatsApp Pay.

Nunca envie, compartilhe ou informe códigos de verificação para ninguém. Ao compartilhar, o seu aplicativo pode ser clonado e transações podem ser realizadas por terceiros.

Bloqueie seu telefone remotamente

Procure ter em seu celular uma solução de segurança que permita o bloqueio ou a formatação remota.

Em caso de roubo do aparelho, você pode bloquear o celular a distância, por meio do “Encontrar meu dispositivo” do Google para aparelhos Android ou do “Find My iPhone” para da Apple.

Autenticação de dois fatores

Ative o recurso de autenticado de dois fatores disponibilizados pelo WhatsApp, para diminuir a chance de fraudes.

Outro recurso que você pode usar é a adição de um e-mail na conta do WhatsApp via a central de suporte do serviço de mensagens. O e-mail também servirá para proteger a sua conta e redefinir o seu PIN caso você o esqueça.

Instalação de aplicativos

Instale aplicativos somente a partir da loja do seu sistema operacional. Se você tem o costume de baixar apps de fontes desconhecidas, fique sabendo que cibercriminosos costumam usar apps para furtar suas informações e assim têm acesso a tudo que há em seu dispositivo, inclusive no WhatsApp.

Entenda seu Score

No site da Boa Vista você pode acompanhar seu Score e saber como é visto pelo mercado de crédito. Tem também informações de como melhorar sua nota de crédito.

Então, não perca tempo! Entre no site periodicamente para saber a sua nota de crédito.

fonte: Blog – Consumidor Positivo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Notícias da ACEP

O Jantar da ACEP, realizado no último dia 23 foi um sucesso!

Tudo isso aconteceu graças ao apoio e a confiança dos patrocinadores e apoiadores, parceiros de verdade: Sicoob, Build Solutions, Alceu Dalto Junior – ADJ Contabilidade, Saúde Beneficência; Posto Shell Triunfo, Seicon, Sindicato do Comércio Varejista de Itapira.

leia mais