fbpx
Área do Associado
Área do Associado

Notícias da ACEP

Dicas de como economizar nas despesas de casa

Economizar nas despesas de casa exige pequenas mudanças no dia a dia. E, claro, muito jogo de cintura para não cair em gastos extras. Algumas ações, com certeza, poderão fazer a diferença no seu bolso no fim do mês. Independentemente de quanto se ganha ou do padrão de vida que se tem.

Por onde começar as mudanças?

Que tal revendo como está o consumo de energia elétrica em sua casa? Esta é, com certeza, uma das maiores contas de consumo a ser paga no fim do mês. Pequenas mudanças de hábitos podem trazer grandes resultados.

Por exemplo, evite o uso dos eletrodomésticos no horário de pico, entre às 18h e 22h.

Isso porque, é neste período em que a maioria das pessoas está com os televisores ligados e luzes acesas. Isso eleva o valor da tarifa de energia. Na verdade, é o período mais caro.

Portanto, se conseguir, faça trocas inteligentes.

Leia também:
Cuidado com as armadilhas que levam ao endividamento
Afinal, bancos digitais são seguros?

Recebeu algum link no WhatsApp? Cuidado! Pode ser golpe

Separamos algumas dicas para você

Como estão as instalações?

Verifique as instalações elétricas de sua casa. Se elas forem muito antigas podem causar fuga de energia. Você pagará por algo que está sendo jogado fora.

Cuidado especial com a geladeira

A geladeira é responsável por 30% do consumo de energia de uma casa. Assim, ela merece atenção especial para não encarecer a conta de luz.

Uma dica é instalar o aparelho em local ventilado da sua casa. Outra, evite deixar a porta aberta. Isso eleva o seu consumo e, claro, a conta de luz.

Não guarde alimentos quentes na geladeira. O alimento quente exige maior eficiência do eletrodoméstico. O resfriamento da comida demanda muito do eletrodoméstico, portanto, consome muita energia. Consequentemente, conta mais alta no fim do mês.

Banho com chuveiro elétrico

Atenção especial para os banhos noturnos. Deixe para mais tarde, fora do horário de pico, ou reduza consideravelmente o tempo dele. Assim, você vai economizar na conta de luz.

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem energia na casa.

Com banhos reduzidos, você também economiza na conta de água. Saiba que cada minuto a menos no banho gera em média uma economia de 23 litros de água.

Stand-by é um perigo 

Muitos aparelhos domésticos continuam consumindo energia mesmo desligados. Não deixe eles no modo stand-by, aquela luz que fica acesa no aparelho se ele estiver conectado a uma tomada.

Tirar da tomada pode representar redução de até 12% do gasto de energia elétrica. Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas, TV, entre outros, devem ficar fora da tomada se não estão sendo utilizados.

Economize nas compras de alimentos

A compra de alimentos também exige muito dinheiro. Em contrapartida, é um dos itens da casa mais fáceis de buscar economia.

Leve sempre com você uma lista do que é necessário comprar. Isso irá reduzir seu tempo no supermercado por não precisar dar voltas em todas as seções do estabelecimento.

E Por fim, sempre defina o valor-limite que poderá ser gasto naquela compra.

Economizando no gás de cozinha

O preço do gás de cozinha também vem onerando muitos consumidores.

Para reduzir o consumo e fazer o botijão durar mais, tampe as panelas ao cozinhar. Ao preparar a comida com as panelas abertas, o consumo de gás é maior. Consequentemente eleva a conta de gás ou a necessidade de comprar mais botijões por mês.

Blog – Consumidor Positivo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Notícias da ACEP

O Jantar da ACEP, realizado no último dia 23 foi um sucesso!

Tudo isso aconteceu graças ao apoio e a confiança dos patrocinadores e apoiadores, parceiros de verdade: Sicoob, Build Solutions, Alceu Dalto Junior – ADJ Contabilidade, Saúde Beneficência; Posto Shell Triunfo, Seicon, Sindicato do Comércio Varejista de Itapira.

leia mais