fbpx
Área do Associado
Área do Associado

Notícias da ACEP

ACEP e FACESP comemoram rejeição de emendas à nova Lei do AR

FACESP_Lei_AR

Queda das emendas amplia de 15 para 20 dias o prazo para o consumidor quitar sua dívida antes de ser negativado; lei deve ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin no início de dezembro

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) comemora a rejeição de emendas do PL 874/2016, votadas hoje pelos deputados na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

“Isso possibilita que, finalmente, o texto vá para sanção do governador Geraldo Alckmin. E esperamos que isso aconteça o mais breve possível”, comenta Alencar Burti, presidente da Facesp.

Ele frisa que, “mais uma vez, os parlamentares paulistas mostraram-se sensíveis ao sentimento do consumidor, que poderá recuperar seu direito de ser comunicado sobre sua inadimplência sem intermediários, de maneira rápida, prática e bem menos custosa do que vinha acontecendo com a imposição nefasta do aviso de recebimento (AR)”.

Burti lembra que Alckmin, autor do PL 874/2016, também foi relator do Código de Defesa do Consumidor, o que indica o comprometimento do projeto com os interesses dos cidadãos.

“Com o AR, cuja taxa de entrega é bem menor do que a carta simples, a alternativa do comerciante era protestar a dívida do consumidor inadimplente em cartório. Uma vez protestada, a dívida não pode mais ser renegociada, ou seja, o consumidor teria de pagá-la à vista, com juros e ainda arcar com as custas cartoriais, que em alguns casos podem ultrapassar o valor da própria dívida”.

 

Fonte:- FACESP

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Notícias da ACEP

O Jantar da ACEP, realizado no último dia 23 foi um sucesso!

Tudo isso aconteceu graças ao apoio e a confiança dos patrocinadores e apoiadores, parceiros de verdade: Sicoob, Build Solutions, Alceu Dalto Junior – ADJ Contabilidade, Saúde Beneficência; Posto Shell Triunfo, Seicon, Sindicato do Comércio Varejista de Itapira.

leia mais